quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O dia do Coringa


Para dar início ao nosso espaço literário, a San pediu e a Elis indica "O dia do Coringa", livro encantador de Jostein Gaarder, mesmo autor do já famoso "Mundo de Sofia". O que poucas pessoas sabem é que o Dia do Coringa é anterior ao Mundo de Sofia, ou seja, Gaarder afirma que fez o segundo livro pensando na criança-personagem do primeiro. Se o Mundo de Sofia é um manual de filosofia para crianças, o Dia do Curinga é apenas um livro infantil, mas que livro infantil.


Não se engane com o rótulo de literatura infantil, ele é ilusório. Gaarder consegue encantar muitos adultos com suas histórias recheadas de amor, desilusão, busca, compreensão, descobertas. Querem saber o enredo dessa história? Vou dizer apenas que li o livro e logo na primeira página me deparei com um pai filósofo-bebum, colecionador de Coringas, abandonado pela esposa-modelo e reponsável por um menino cuja imaginação é ilimitada. Esses são os pontos fixos da história. Você precisa de mais motivos para se encantar? Eu não precisei. Mas Gaarder pensou em tudo: pai e filho partem em busca da "mulher", aquela que foi embora em busca de si mesma, e durante a viagem percorrem as grandes paisagens filosóficas da Grécia (berço da filosofia). Essa mulher que parte é o ponto ausente-presente de toda a história, mãe, esposa e enigma. Nós percorremos a história inteira rezando para pai e filho não se decepcionarem caso não reencontrem a mulher.

Não vou contar o final da história, mas ela contém ainda elementos de outros clássicos infantis como "Alice no país das Maravilhas" e "Viagens de Gulliver". Para encerrar deixo com vocês uma observação do pequeno Hans com relação ao acordar de seu pai-filósofo-bebum: ele acordava sempre como se fosse a primeira vez, surpreso e encantado com a vida. Só por esse acordar todos os dias como se fosse a primeira vez já vale a leitura do livro, e foi esse acordar que me marcou para toda a minha vida. Só para encerrar com o significado do Coringa, carta única do baralho, é aquele que desestabiliza, mas que também faz conexões, a metáfora perfeita para o trabalho do Filósofo.

Espero que tenham gostado. Divirtam-se.


Link para baixar o Livro:http://www.4shared.com/file/36463350/c5f0e2e8/Jostein_Gaarder_-_O_Dia_do_Curinga-rev-pdf.html

2 comentários:

Andréa Balsan disse...

Fiquei curiosa em ler o livro...assim que terminar o que eu estou lendo agora, vou procurar por este. Adorei o "Mundo de Sofia", espero gostar desse...
Valeu pela a indicação. Quando ler o livro volto para dizer se gostei, certo?
Abraços e beijos

Elis disse...

Isso Andréa, comenta se gostou. Mas sei que vais adorar :)