sexta-feira, 3 de abril de 2009

UEFA Champions League Feminina


Os detalhes da edição inaugural da UEFA Champions League Feminina, foram confirmados.

Substituta da atual Taça UEFA Feminina, que decorre desde a época 2001/02, a UEFA Champions League Feminina vai acolher as melhores equipas femininas do continente, contemplando mais participantes e uma final de alto nível.

Os oito melhores países no ranking para a temporada 2009/10, com base nos resultados obtidos na Taça UEFA Feminina entre 2003/04 e 2007/08, são a Alemanha, Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Rússia, Noruega e Itália. As outras nações concorrentes fornecem apenas o respectivo campeão nacional, enquanto o detentor do título também tem direito a uma vaga caso não se qualifique através da competição interna, independentemente de a federação a que pertence apurar um ou dois clubes.

Calendário
A competição principia com a fase de qualificação, de 30 de Julho até 4 de Agosto de 2009, e consiste em quatro mini-torneios, envolvendo os segundos classificados dos oito melhores países e os campeões das federações menos cotadas. As equipas apuradas vão juntar-se aos campeões das oito federações com melhor ranking nos 16 avos-de-final, sendo as eliminatórias a duas mãos o formato competitivo a adoptar daí para a frente, com excepção da final, que, em princípio, terá lugar em Madrid, na quinta-feira, dia 20 de Maio de 2010, e em Londres, em 2011. O número exacto de equipas que garantem um lugar nos 16 avos-de-final, bem como a quantidade de mini-torneios, irá depender do número de participantes, algo que será confirmado em Junho, sendo que as vagas abrirão em Abril.

Meias-finais
Entretanto, a edição 2008/09 da Taça UEFA Feminina está nas meias-finais. No sábado, o Olympique Lyonnais, líder do campeonato francês, defronta o homólogo alemão do FCR 2001 Duisburg, em jogo da primeira mão. Um dia depois, o Zvezda-2005, da Rússia, defronta o Umeå IK, da Suécia, com os dois clubes já confirmados nos 16 avos-de-final da edição inaugural da UEFA Champions League Feminina, em virtude de terem conquistado os respectivos campeonatos no ano passado. Os jogos da segunda mão estão marcados para 5 de Abril, ao passo que a final a será disputada no regime de um jogo em casa e outro fora, nos dias 16 e 23 de Maio.

notícia retirada da uefa.com