domingo, 31 de maio de 2009

Small G, por Patrícia Highsmith

Faz muito tempo que não recomendo leitura alguma. Resolvi compartilhar uma "impressão de leitura" que elaborei quando li esse livro em 2006.

Essa senhora (carinhosamente chamo de Pat) tinha o dom para compor personagens definitivamente antipáticos, e outros extremamente frágeis, cativantes na sua delicadeza. Essa história se passa em Zurique e começa com o simpático Rickie sofrendo a perda do namorado, que foi assaltado e assassinado. Rickie tenta continuar vivo com sua poodle Lulu e freqüentando um bar-restaurante conhecido por Small G.
Paralelamente conhecemos Luisa (essa realmente, a protagonista da história), órfã e aprendiz de Cinderela na casa de Renate, a mais antipática, ranzinza, manipuladora e preconceituosa habitante de toda Zurique. Renate odeia homossexuais e quer a todo custo “proteger” Luisa de qualquer contato externo, com qualquer pessoa. Claro que Luisa travará uma bela e delicada amizade com Rickie. Temos ainda Dorrie (loira e gentil) e Teddy (rico, mimado e entediante) apaixonados, os dois, por Luisa...entrelaçadas histórias com o Small G e seus personagens como pano de fundo. Quem Luisa escolherá? Adorável e delicada história de uma mulher que sabia, como nenhuma outra, compor personagens femininas, e muito antes do que atualmente chamamos por "literatura lésbica".

0 comentários: