sábado, 4 de julho de 2009

Louise Abbema




Nasceu em 30 out 1853 (e não 1858, como comumente indicado) Etampes, França
Faleceu em 10. De julho de 1927, Paris

Foi uma pintora francêsa, escultora e desenhista da Belle Époque.

Abbéma começou a pintar em sua adolescência precoce, e estudou com esses notáveis do período como Joshua Charles Chaplin, Jean-Jacques HENNER e Carolus-Duran. Ela recebeu o reconhecimento pelo seu primeiro trabalho na idade 23, quando ela pintou um retrato de Sarah Bernhardt, sua amiga e ao longo da vida, muitos acreditam, a sua amante.

Ela passou a pintar retratos de outros notáveis contemporâneos, painéis pintados e murais que adornados Câmara Municipal de Paris, o Paris Opera House, numerosos teatros, incluindo o "Teatro Sarah Bernhardt", o "Palácio do Governador Colonial" no Dakar , Senegal.

Ela era uma regular expositora no Salão Paris, onde ela recebeu uma menção honrosa pelo seus painéis em 1881.
Abbéma também era a Unica do sexo feminino entre os artistas cujas obras foram expostas no Edifício da Mulher em 1893 o Mundial Columbian Exposition em Chicago. Um busto esculpido por ela de Sarah Bernhardt Abbéma também foi exibido na exposição.


Sarah Bernhardt ,atriz e cortesã francesa catorze anos mais velha que ela e era tão íntima e apaixonada que existiam rumores de que eram Amantes!!

Abbéma era especializada em petróleo e retratos aquarelas, e muitas de suas obras mostrou a influência de pintores chineses e japoneses, assim como mestres contemporâneos, como Edouard Manet.
Ela freqüentemente retratada flores em suas obras.

Entre suas obras mais conhecidas são as estações do ano, abril Manhã, Place de la Concorde, Entre as flores, de Inverno, e retratos da atriz Jeanne Samary, o Imperador Dom Pedro II do Brasil, Ferdinand de Lesseps, e Charles Garnier.


0 comentários: