sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mercedes de Acosta



Nota :
Sou suspeita para apresentar esta mulher, pois sou apaixonada por Greta Garbo e rola um certo ciúmes, uma dor de cotovelo básica e fora uma inveja Enorme não só pelos contatos , mas tb pelas cartas trocadas durante anos entre as duas!







(1 de março de 1893 - 9 de maio de 1968)
Foi uma poeta americana, dramaturga, figurinista e socialite, conhecida por seus inúmeros assuntos lésbicos com personalidades de Hollywood, incluindo Marlene Dietrich, Greta Garbo, Nazimova Alla, Karsavina Tamara, Eva Le Gallienne, Isadora Duncan, Katharine Cornell, Ona Munson, Adele Astaire e, alegadamente, Tallulah Bankhead, entre outras, que ela documenta em sua autobiografia polêmica Here Lies the Heart.

Outra nota:
Imaginem uma mulher que tem este leque de deusas no seu digamos curriculun?
E olha que eu nem acho ela bonita, mas queria muito ter tido umas aulas com ela , ah isto eu queria!!!!

Bafões da Epoca

Sua reputação não agradava a todos.

As Alice B. Toklas , amante de Gertrude Stein , escreveram a uma amiga, Anita Loos sua total desaprovação sobre Da Costa.

Alice e Gertrude











Anita Loos
















E Olha que Loos era tipo queridinha de Holly, Aqui com Merlin





Ela nasceu na cidade de Nova York, em 1893, de um pai cubano, Ricardo de Acosta, e mãe espanhola, Micaela y Hernandez de Alba de Alba, supostamente descendente dos Duques espanhois de Alba.
Ela tinha vários irmãos: Aida, Ricardo Jr, Angela Maria, e Rita.
A última se tornaria famosa por sua beleza, mais conhecida como Rita Lydig.

Rita sua Irmã mais famosa.

Mercedes de Acosta foi casada com Abrão Poole (1882-1961), pintor e socialite, em 1920. Eles se divorciaram em 1935.
Apesar de ser talentosa em seu campo profissional, é sem dúvida a sua vida pessoal, que a fez famosa nos círculos de Hollywood. Ela se envolveu em inúmeras relações lésbicas da elite de Hollywood, e apesar de o lesbianismo e bissexualidade em Hollywood ser comum nos seus primeiros anos, ela foi uma das poucas da época, que não tentou esconder sua sexualidade.


Vamos a Sua Lista interminável de conquistas:

Em 1916, ela começou um romance com a atriz Alla Nazimova, e logo depois começou um caso com a jovem atriz Tallulah Bankhead, e mais tarde bailarina Isadora Duncan.

Alla Nazimova, estrela nascida na Rússia e com vasta experiência teatral, decidiu quando foi liberada de seu contrato com a Metro Goldwyn Mayer, em 1921, realizar filmes "de qualidade". O segundo – e último – desses filmes foi a controvertida peça "Salomé", de Oscar Wilde.












Tallulah Bankhead Talentosa comediante, criou dois grandes papéis dramáticos no teatro americano: o de Regina, em Little foxes (1939), de Lillian Hellman, e o de Sabina, em The skin of our teeth (1942), de Thornton Wilder. Outros trabalhos importantes: A dama das camélias(1930), Chuva (1935) e Um bonde chamado desejo (1956). Também atuou no cinema, em filmes como Um Barco e Nove Destinos (Alfred Hitchcock,1944), e na televisão, na série Batman





A bailarina Isadora Duncan foi a iniciadora do balé moderno, possuía uma atitude transgressora e espírito livre que se tornaria um símbolo para o feminismo








Pouco depois de casar com Abrão Poole, em 1920, de Acosta se envolveu em um período de cinco anos de relacionamento turbulento com a atriz Eva Le Gallienne.

Eva já conhecida das leitoras pelo perfil da Valentine
As duas mulheres passavam férias e viajaram juntos muitas vezes, às vezes visitando o salão do famoso escritor e socialite Natalie Barney na Europa.
De Acosta escreveu duas peças para Eva durante esse tempo, Sandro Botticelli e Jehanne Arco. Também não tiveram êxito, e os fracassos financeiros combinados de ambas as execuções e à natureza possessiva e ciumenta de Acosta levou o caso ao fim.



Ao longo da década seguinte, ela reuniu um conjunto de parceiras do sexo feminino, as quais eram estrelas ou ascendente, ou estrelas de envelhecimento.
Estes incluíram noiva Rudolph Valentino, a atriz Pola Negri, que passou a atuar em filmes para a UFA, durante a década de 1930, escritora Edith Wharton, a escritora e atriz de teatro Katharine Cornell, Dorothy socialite ( "Dickie") Fellowes-Gordon( Uma das familias mais ricas e ilustres), e com escritora Amy Lowell.


Pola Negri nas telas era considerada uma vamp, que levava os homens que se aproximavam dela ao perigo e ao pecado.
Teve romances com Rodolfo Valentino e Charles Chaplin.















Edith Wharton
Seus dois Livros foram pras telas
A Essência da Paixão (2000)
e
A Época da Inocência (1993)










Katharine Cornell

Filmes:
Noivas de Tio Sam (1943)
e
The Unconquered (1954)


Conhecida como
"The First Lady of the American Theater"







Ela ainda no meio destes casos todos , sempre esteve envolvida com a casada bailarina Russa Tamara Platonovna Karsavina, desde que se conheceram em 1920. PODE???


Esta foi a unica que ainda ficou do seu lado depois da publicação de suas memórias.

Em 1931, ela conheceu e logo se envolveu com Greta Garbo. E claro ela virou o amor de sua vida.
Como disse não vou dissertar sobre este assunto por pura inveja ( confesso)
Só vou citar pelo fato de tb fazer parte de sua história que ela virou seguidora do místico indiano Meher Baba e que ele disse a ela que ela e Greta tinham sido casadas em uma vida anterior.



































Morte e empobrecimento

Sua autobiografia, Here Lies the Heart , foi publicada em 1960, porque Mercedes estava gravemente doente com um tumor cerebral e precisa de dinheiro.

Suas revelações, embora altamente higienizados e apoiadas na verdade, resultou na ruptura de muitos amigos e de mulheres famosas, que preferiu permanecer reservadas em sua sexualidade, incluindo Garbo.
Eva Le Gallienne em particular, ficou furiosa.
Muitos denunciaram como mentirosa, afirmando que ela inventou essas histórias para a fama.
Isso é improvável, pois a maioria dos assuntos que foram confirmados por meio de correspondência pessoal, e muitos dos assuntos eram conhecidos por bastidores de Hollywood, mas foram mantidos fora das manchetes por causa da carreira da atriz.

Ela encontrou-se cortada de muitos de seus amigos e cada vez mais em dificuldades financeiras. De Acosta morreu aos 75 anos em situação de pobreza relativa e obscuridade.