quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aqueles Dois

Depois de muito tempo volto para indicar não um filme, mas uma peça... que leva a indicação de um conto e um filme... Uma peça excepcional, cheia de referências. A montagem é linda. Os diálogos incríveis. As inovações muito criativas. E o texto? Uau! É uma adaptação de um conto de Caio Fernando de Abreu.

Fiquei impressionada. Ri, chorei, me emocionei. Uma cumplicidade nascendo em um cenário de um trabalho chato... quase como mágica... Lembrei das cumplicidades que já nasceram em ambientes pouco suscetíveis. Aquele reconhecimento único de duas pessoas fora do ninho, que encontram refúgio um no outro.

O lance das referências cinematográficas foi de tirar o fôlego! Quantos encontros especiais surgiram de um "não acredito que você também gosta deste filme"? Os diálogos eram muito ricos. Amei cada um. Corri para procurar o filme mencionado... fruto da aproximação... Infâmia (the children's hour, 1961). Havia visto um trecho no filme "Desejo Proibido", era louca para ver o filme todo. Depois falam de Almodovar, de Cantando na Chuva... (na peça, não no conto).

Como é linda a construção de um sentimento. E como o conto mostra de forma tão linda. E como eles conseguiram encenar este conto de poucas linhas em um hora e meia de espetáculo. E descobri que o texto está todo lá... do jeitinho do conto... é narrado no palco entre as cenas...

O modo como duas almas se encontram e se apaixonam é incrível. Querer reduzir este encontro em divisões que rotulam levando em conta desejos carnais é tão mesquinho. Por um lado seres humanos tão pequenos, sem se deixar transcender... por outro, dois deles deixando se levar pelo amor... e transcendendo justamente por aí. O final do conto é maravilhoso, da peça mais ainda. Não vou mais estragar. Deixo o conto na íntegra a seguir. E as outras referências também.

Conto Caio Fernando Abreu "Aqueles Dois"

Link para baixar o filme Infâmia (Children's Hour, 1961)

Link para saber mais sobre a peça

Agora fiquem com a trilha sonora da peça: