Mary Kathleen Valentine Ackland nasceu em .20 de Maio 1906 na Inglaterra
Valentine , Molly apelidada por sua família, era o filho de privilégio e de abuso emocional e negligência.
Sem filhos nascidos para a família, o pai de Robert S. Valentim, um dentista na west end de Londres, tratava Molly como um menino, ensinando-lhe a disparar espingardas e caça.
Esta atenção a Molly fez a sua irmã Joan ter muito ciúmes. Com uma diferença de idade de oito anos, Joan a atormentou psicologicamente e abusou fisicamente dela como uma forma de libertar o seu ciúme e raiva.
Molly recebeu uma educação catolica em Norfolk e um convento em Londres.
Em 1925 com a idade de dezenove, ela impetuosamente se casou com Richard Turpin, um homossexual jovem que era incapaz de consumar o casamento.
Após seu casamento, ela foi recebida de volta na igreja católica, uma religião que ela mais tarde abandonou, retornou, e então abandonou novamente, na última década de sua vida.
Este casamento não deu certo claro! Em um ano ela anulou o casamento apesar das pressões de sua familia.
Ela era uma mulher, escrevia em um momento de extremo sexismo, uma lésbica que foi aberta sobre sua sexualidade, e comunista.Por isto nunca teve seu valor merecidamente reconhecido.
Nancy
Amor : Em 1930, Nancy Cunard apresentou ela a escritora e novelista Sylvia Townsend Warner, com quem ela teve um longo relacionamento, embora, por vezes tumultuado dado infidelidades e o alcoolismo de Ackland.
Sylvia era doze anos mais velha que Valentine, e as duas viveram juntos até a morte de Valentine (câncer de mama em 1969). Warner viveu mais dezenove anos, morrendo em 1978.
Ficaram trinta e nove anos juntas.
Valentine's fala sobre seu relacionamento com Sylvia e o seu longo affair com a herdeira e escritora americana Elizabeth Wade Branco (1908-1994) foi publicada postumamente em "Por Sylvia: An Honest Conta" (1985).
Pessoal: Valentim era uma mulher muito emocional propensa a dúvidas e mudanças nos sentimentos e intelectual interesses.
Ela foi responsável por Sylvia aderir no Partido Comunista na década de 1930 e seu envolvimento na guerra civil espanhola, bem como numerosas atividades socialista e pacifista .
Alcoolotra, infiel ( teve inumeros relacionamentos) , fora um periodo de conflito, onde amou desesperadamente Duas mulheres.
Sylvia tambem era uma escritora bem sucedida e Valentine jamais superou sua reputação.
Valentine
Sylvia
Uma Trans em 1920:
Sabendo dos costumes sociais do seu dia e dos padrões de privilégio masculino ela começou a vestir roupas masculinas, cortar o cabelo em um curto estilo chamado de Eton cultura, e foi, por vezes confundido com um belo rapaz.
Ela mudou seu nome para o andrógino Valentine Ackland quando ela decidiu se tornar um grave poeta no final dos anos 1920.
Poesia:
Seus poemas apareceram em revistas literárias britânicos e americanos durante as décadas de 1920 a 1940, mas Valentine lamentou profundamente que nunca se tornou amplamente lido como poeta.
A este respeito, uma boa parte de sua poesia foi publicada postumamente, e ela recebeu pouca atenção por parte dos críticos até um revival de interesse em seu trabalho na década de 1970.
Politica:
Membro do Partido Comunista, trabalhou como jornalista e contribuiu com artigos para Daily Chronicle, New Statesman, Tempo e Maré, Daily Worker e Left Review.
Foi um forte adversário do governo britânico de não-intervenção política durante a Guerra Civil Espanhola. Em 1936 Valentine e Sylvia Townsend Warner foi para Barcelona e trabalharam para a unidade médica britânica apoiar o Exército Republicano. No ano seguinte, as duas mulheres foram a Madrid e Valência, como parte da delegação britânica para o Segundo Congresso da Associação Internacional de Escritores para a Defesa da Cultura.
Durante a Segunda Guerra Mundial Valentine trabalhou como escriturária na defesa civil
Falando sobre o Concresso:
Nunca houve um congresso como este antes. Mais de sessenta delegados de todos os países reunidas em conjunto na linha da frente detidos pela lutadores pela liberdade e pela liberdade intelectual - Madrid. . Reunidos lá como convidados de honra do governo republicano de Espanha, discutimos a actual fase da Guerra Mundial, a partir de nossos diferentes pontos de vista nacional e, como sempre, desde a decisão por unanimidade para combater o fascismo como Intelectual
Indo de carro de Madrid para Valência nós parou para almoçar em um pequeno vilarejo. . Durante a refeição multa espalhar para nós ouvimos uma multidão de crianças recolhidas fora do salão. . Eles começaram a cantar e cantou-nos a guerra canções de Espanha,e os "internacionais" ' Viva La Republica! ', ' Viva los Intelectuales!
Após a troca de cumprimentos gritou com eles, quando chegou a embarcar novamente para a viagem, encontramos as suas mães esperando para saudar-nos com handshakes, abraça, lágrimas. Essas mulheres nos disseram que estavam refugiados de Badajoz e Madrid, saqueou aldeias e vilas. ' ( "O meu marido foi baleado no massacre de Badajoz ... estou sozinho aqui, eu e meu filho, não temos uma esquerda ...') Eles agradeceram-nos com lágrimas por ter vindo para a Espanha, dizendo que temos de escrever quando voltamos - o que devemos dizer - e sempre acabar com, 'Viva La Republica! »,« Los Intelectuales Viva! "
sábado, 4 de julho de 2009
Valentine Ackland
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Berenice Abbott
Ela foi a primeira fotógrafa a ser admitida na Academia Americana de Artes e Letras, em 1983, quando já octogenária. Foi assistente de Man Ray até o dia em que a mega-mecenas Peggy Guggenheim negou-se a posar para o fotógrafo surrealista e disse preferir os serviços dela, a aprendiz. Viveu o auge dos loucos anos entre o Greenwich Village novaiorquino, a Rive Gauche parisiense e a vida boêmia de Berlim. E era lésbica.
Berenice Abbott nasceu em Springfield, Ohio, no dia 17 de julho de 1898. Mal terminou a adolescência, mudou-se para a cosmopolita Nova York onde deu de cara com uma das trupes de teatro mais bacanas da cidade: o Provincetown Players, grupo de vanguarda que revelou os escritores Eugene O’Neill e Djuna Barnes. Tornou-se mais uma da turma até que, em 1921, como quase todos os artistas do Greenwich Village e com apenas seis dólares no bolso, partiu para a Europa com planos para uma vida nova. Disse a quem ficava que, se era para morrer de fome, melhor morrer em Paris.
Não morreu de fome, mas pode-se dizer que morreu de amores. Sua carrasca e algoz foi uma escultora americana que conheceu durante uma breve mas inesquecível estada em Berlim.
Seu nome era Thelma Wood, tida como irresistível, um animal sexual, uma beberrona andrógina que usava os cabelos curtos e seduzia a todos. Abbott não resistiu e apaixonou-se por Thelma. Thelma também se apaixonou – por algum tempo... Até entrar em cena a escritora Djuna Barnes, antiga conhecida de Abbott, que foi apresentada a Thelma, e elas caíram de amores deixando Berenice a ver navios. Abbott jamais perdoou Djuna por ter lhe roubado a namorada, mas nunca hostilizou Thelma. Talvez porque soubesse que Thelma era assim mesmo, irremediavelmente sedutora – o que Djuna Barnes haveria de descobrir alguns anos depois, para seu enorme desgosto.
Deixando Thelma, Djuna e Berlim para trás, Berenice voltou a Paris onde começou a ganhar um dinheirinho como assistente de outro camarada do Village, o fotógrafo Man Ray. Com Ray ela aprendeu tudo sobre fotografia e logo colocou suas asinhas para fora. Revelando-se uma excelente retratista, Abbott passou a ser mais e mais solicitada por alguns clientes bacanas, como Peggy Guggenheim, despertando um enorme ciúme em Ray. Ela, que já era famosa pela falta de diplomacia, brigou com o fotógrafo e largou o emprego.
Mas andar com suas próprias pernas não foi tão difícil e o sucesso logo bateu à sua porta. Abbott fotografou muito artista interessante (até a sua desafeta Djuna e sua ex Thelma) e ainda tinha tempo e dinheiro para gastar na noite parisiense. Certa vez, ela a namoradinha da hora, a atriz Eva La Gallienne, resolveram arriscar-se pelos barzinhos lésbicos mais barra pesada e acabaram detidas pela polícia. Bons tempos, loucos anos!
Logo após a depressão americana de 1929 Abbott resolveu que era hora de voltar a Nova York e iniciou seu longo projeto “Changing New York”, um registro fotográfico dos prédios, da população e da paisagem urbana cada vez mais em mutação. Este acabou se tornando seu trabalho mais conhecido, e pelo qual ela é hoje considerada um gênio da fotografia. Depois, na década de 1950, passou a atuar na área científica, fotografando campos magnéticos e pêndulos, colocando a imagem a serviço da ciência. Abbott foi inventora de algumas tecnologias e aparelhos fotográficos, mas perdeu muito dinheiro com essas invenções que, apesar de geniais, eram pouco comerciais.
Ao final da vida contraiu um enfisema, fruto de muitos anos respirando produtos químicos para revelar filmes, muito tempo fotografando ao relento no alto dos prédios nova-iorquinos e décadas fumando os habituais e indispensáveis cigarros. Morreu tranqüila num mês de dezembro de 1991, aos 93 anos de idade.
Mais imagens de “Changing New York” na página:
http://www.nypl.org/research/chss/spe/art/photo/abbottex/abbott.html
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Louise Abbema
Nasceu em 30 out 1853 (e não 1858, como comumente indicado) Etampes, França
Faleceu em 10. De julho de 1927, Paris
Foi uma pintora francêsa, escultora e desenhista da Belle Époque.
Abbéma começou a pintar em sua adolescência precoce, e estudou com esses notáveis do período como Joshua Charles Chaplin, Jean-Jacques HENNER e Carolus-Duran. Ela recebeu o reconhecimento pelo seu primeiro trabalho na idade 23, quando ela pintou um retrato de Sarah Bernhardt, sua amiga e ao longo da vida, muitos acreditam, a sua amante.
Ela passou a pintar retratos de outros notáveis contemporâneos, painéis pintados e murais que adornados Câmara Municipal de Paris, o Paris Opera House, numerosos teatros, incluindo o "Teatro Sarah Bernhardt", o "Palácio do Governador Colonial" no Dakar , Senegal.
Ela era uma regular expositora no Salão Paris, onde ela recebeu uma menção honrosa pelo seus painéis em 1881.
Abbéma também era a Unica do sexo feminino entre os artistas cujas obras foram expostas no Edifício da Mulher em 1893 o Mundial Columbian Exposition em Chicago. Um busto esculpido por ela de Sarah Bernhardt Abbéma também foi exibido na exposição.
Sarah Bernhardt ,atriz e cortesã francesa catorze anos mais velha que ela e era tão íntima e apaixonada que existiam rumores de que eram Amantes!!
Abbéma era especializada em petróleo e retratos aquarelas, e muitas de suas obras mostrou a influência de pintores chineses e japoneses, assim como mestres contemporâneos, como Edouard Manet.
Ela freqüentemente retratada flores em suas obras.
Entre suas obras mais conhecidas são as estações do ano, abril Manhã, Place de la Concorde, Entre as flores, de Inverno, e retratos da atriz Jeanne Samary, o Imperador Dom Pedro II do Brasil, Ferdinand de Lesseps, e Charles Garnier.
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segunda-feira, 29 de junho de 2009
Pam Grier uma Guerreira InFoco
Pam Grier é descrita como uma pessoa super positiva e simpática. Costuma estar sempre calma, fato que demonstra sua filosofia de vida extraordinariamente positiva. Durante sua carreira, abriu o caminho para uma nova geração de atrizes que poderiam ter mais do que uma imagem feminina e sexy e ser também mulheres que se apresentavam de forma destemida e corajosa.
Nascida em 26 de maio de 1949, em Winston-Salem, Carolina do Norte, Pamela Suzette Grier é filha de um mecânico do exército e de uma enfermeira. Consequentemente, ela seguiu o seu pai em torno de muitas bases do exército, incluindo estadias na Inglaterra e na Alemanha. Quando completou 18 anos, a família já estava instalada em Denver. Pam se tornou uma concorrente no concurso de Miss Universo Pageant Colorado, através desse concurso um “olheiro” de Hollywood lhe aproximou do seu primeiro emprego na indústria do cinema. No papel para Russ Meyer's (Beyond the Valley of the Dolls), em 1970. Depois veio The Big Doll House; Mulheres em gaiolas 1972, que continua a ser o ponto de partida de uma carreira surpreendente para uma atriz americana.
Curiosamente, por ter trabalhando em tantos filmes de Mulheres na Prisão (como o Big Bird Cage, Black Mama White Mama, Mulheres em gaiolas), Pam Grier tornou-se uma figura muito respeitada por grupos feministas e pela comunidade negra. Ela permanece até hoje como um símbolo do imortal “Blaxploitation gênero”, um estilo de filmes de ação com imagens que foram comercializadas com a finalidade de atingir o público Afro-Americano, exemplos disso são os filmes: Cool Breeze, Hit Man, Coffy, Foxy Brown, sexta-feira Foster, Sheba Baby .. . Coffy continua um dos favoritos dos fãs de Pam Grier, principalmente por causa de uma cena em que a personagem interpretada por ela (uma heroína) esconde algumas lâminas em seus seios para defesa, no caso de um eventual ataque!
Big Bird Cage
Black Mama White Mama
Foxy Brown
Coffy
Às vezes vulneráveis, muitas vezes implacáveis, Pam's personagens como ficaram conhecidas na época não eram mais do que, boas meninas em busca de justiça.A maioria das chamadas séries Blaxploitation, ainda são agradáveis de assistir e populares até hoje, considerando que os recursos utilizados na época eram escassos e contavam quase que apenas com os sons emotivos e com vestimentas extravagantes. Muitos títulos têm sido lançados em DVD nos EUA. A maioria dos filmes foram filmados em prisões das Filipinas, onde em uma delas, Pam contraiu uma misteriosa doença tropical que resultou na época, em uma perda total de seus cabelos e de sua visão por um mês!
Pam trabalhou em outros filmes também conhecidos como “cult film” ou cinema alternativo: podemos citar Crepúsculo Popular (onde pode ser vista como uma mulher-gato sedutora), Scream Blacula Scream, e The Arena ( único filme dedicado à gladiadoras do sexo feminino ). Muitos filmes alternativos estavam para vir, mas na mesma época ela também se tornou um símbolo sexual, posando nua na revista Playboy. Curiosamente, sua carreira como uma Blaxploitation deu uma pausa e o seu horário de trabalho foi reduzido drasticamente.
Ha uma contradição:pt.wikipedia.org/wiki/Pam_Grier * Afirma que a Pam se recusou a Pousar Nua!!!
Ela trabalhou a partir de então, em Greased Lightning com Richard Pryor, em 1977, um papel mais sério que ela esperava que lhe abriria caminhos para produções de maior qualidade. Não tendo tanta sorte: ela teria que esperar quatro anos para seu próximo projeto - o Fort Apache: The Bronx com Paul Newman, onde desempenhou uma prostituta assassina, onde a maioria de suas cenas foram cortadas na sala de edição.
Algum bem merecido respeito finalmente entrou em seu caminho em 1983 no filme Something Wicked Way Comes, baseado em uma história de Ray Bradbury. Pam tem um papel de uma bruxa silenciosa, considerada a "mulher mais linda do mundo". Logo depois, ela participou de uma produção canadense sci-fi (O defensor), dirigido por Jean-Claude e foi elencada também em uma semi-regular função na sérieTV Miami Vice. Depois veio um papel de apoio no filme de Steven Seagal: Acima da lei, em 1988. A partir desse ano seus trabalhos foram mais regulares. Mas, infelizmente nesse mesmo ano, Pam foi diagnosticada com câncer de mama e seu médico lhe deu o prazo não superior a 18 meses para viver. Ter sempre uma atitude positiva continua a ser a razão pela qual a atriz está nas telas trabalhando, tão linda como sempre.
Ela interpretou uma professora-robô em classe de 1999 e tomou parte na Bill & Ted's Bogus Journey. Em uma homenagem a Blaxploitation, Pam se uniu com três outras veteranas do gênero: Jim Brown, Richard Roundtree e Fred Williamson, para Origins Gangsters. Em 1996, Pam atuou com John Carpenter's e Tim Burton's em Escape from LA e o medíocre e incompreendido Marte Ataca! Mas o melhor ainda estava para vir.
Quentin Tarantino deu o papel de Jackie Brown para Pam, como ele prometeu-lhe muitos meses antes, quando ela participou de uma audição (ela havia participado de uma audição para um papel em Pulp Fiction). Aparentando pelo menos 20 anos mais jovem do que a sua verdadeira idade, ela teve um dos seus melhores desempenhos na sua carreira. Por essa atuação, ela foi nomeada como Melhor Atriz para o Golden Globes Awards, o Screen Actors Guild Awards, do Image Awards e o Golden Satellite Awards.
** Traduzido do : http://www.cultsirens.com/grier/grier.htm **
Filmes:
1970 Beyond the Valley of the Dolls
1971 The Big Doll House; Mulheres em gaiolas
1972 Cool Breeze; Hit Man; O Crepúsculo Popular; Black Mama, White Mama; The Big Bird Cage
1973 Coffy; A Arena; Scream, Blacula, Scream!
1974 Foxy Brown
1975 Sheba, Baby; sex. Foster; Bucktown
1976 Drum
1977 A Noite do Alto Maré; Greased Lightning
1981Fort Apache do Bronx
1983 Something Wicked Esta Way Comes; Tough Enough
1985 Stand Alone; On the Edge
1986 A 1987 vindicador O Allnighter Acima de Lei
1989 A 1990 Classe do Pacote 1999
1991 Bill & Ted's Bogus Journey
1993 Posse
1995 Serial Killer
1996 Original Gangstas; Escape from LA; Marte Ataca!
1997 Fakin 'da Funk; Jackie Brown; Strip Search
1998 n º 1999 Amanhã Jawbreaker; Em Too Deep; Holy Smoke; Fortress 2
2000 Snow Day; Wilder
2001 Love The Hard Way; Fantasmas de Marte; Ossos
2002 Bebê da Família; As Aventuras de Pluto Nash
2004-2009 The L Word
2005 Voltar no Dia
2009 O Convidado
** Curiosidades Origem: Wikipédia: **
• Em 1998, Pam foi diagnosticada com câncer de mama e, segundo os médicos, só teria mais 18 meses de vida. Depois de uma longa batalha que incluiu várias cirurgrias e quimioterapias, ela venceu a doença.
• Recusou posar nua para a Playboy.
• Pam pode ser vista no video clipe da música Doggy Dogg World, do Snoop Dogg.
Tradução Mariene
Fotos e Edição San
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