Alguns filmes nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas. Às vezes basta uma simples frase em um diálogo para nos transportarmos para aquela situação, aquela vida, aquela escolha. E quando recebemos a passagem de volta, percebemos que algo mudou após daquela viagem de duas horas. Em alguns casos essa reação foi intencional. Os realizadores do filme pensaram e repensaram cada imagem, cada diálogo, cada detalhe. Tudo para que o espectador pudesse se aproximar daquele universo e se identificar com a personagem. Em outros casos não. Um filme que só se preocupava em atrair o público para distraí-lo acaba tendo uma reação inesperada.
Tomei a liberdade de abrir esse tópico para que a equipe de criação deste blog possa postar reflexões sobre filmes. Qualquer filme... sem preconceitos. Não precisa ser um filme politicamente engajado, defensor de uma causa, não-comercial, ganhador de prêmios, Cult... Basta apenas que o filme tenha despertado em você algum tipo de reflexão que vale a pena compartilhar conosco.
Estou aqui por convite da San, que, após ler a reflexão que escrevi sobre o filme "Foi apenas um sonho" (Revolutionary Road), achou que seria interessante que eu a publicasse aqui. Após algumas semanas pensando em como escrever essa introdução e nas mudanças que deveria fazer no comentário antes de publicá-lo, aqui estou às 4 da manhã, após noite de Oscar, escrevendo esse primeiro post e decidida a postar a reflexão de Revolutionary Road sem alterações. Vou me reservar o direito de poder falar sobre o mesmo filme mais de uma vez, pois tenho muito mais a falar sobre ele futuramente...
Gostaria que esse espaço pudesse ser assim mesmo. Bem livre. Já escrevi uma coluna de cinema para um site há alguns anos e o fato de ser de periodicidade semanal me deixava louca. Gostaria de voltar a escrever aqui apenas quando me sentisse inspirada. Já tive várias tentativas de blog antes e raramente continuava por muito tempo. Por isso gostei do convite. Aqui sei que a equipe grande fará com que ele continue sempre caminhando independente da pessoa enrolada que lhes escreve agora.
Para finalizar, devo de dizer que serão reflexões sobre filmes e não indicações. Portanto, haverão "spoilers". O ideal é ver o filme antes de ler a reflexão. Até mesmo para poder comentar...
Abraço a todas e todos
Crime Homofóbico – Cena da Novela "Insensato Coração"
-
O personagem Vinícius, de forma covarde e amparado por um bando, mata o
homossexual Gilvan, outro personagem do enredo da novela. Para quem se
sente confus...
Há 13 anos
0 comentários:
Postar um comentário